bixo 2022

VÍDEO: Aluno com a melhor nota da UFSM no Enem comenta a aprovação em Medicina

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Conseguir a aprovação em uma universidade federal é motivo de alegria, e ser aprovado em primeiro lugar é ainda mais gratificante. Lucas Steinke, de 19 anos, foi o primeiro colocado para o curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2022. Com a pontuação de 837,58 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Lucas também teve a nota mais alta na instituição, considerando os mais de 80 cursos de graduação.

Nascido em Santo Ângelo, o estudante mora em Santa Maria há cerca de quatro anos. Neste período, ele foi aluno do Colégio Militar de Santa Maria, e frequentou por dois anos o Fleming Medicina, local no qual se preparou para as provas do Enem. Ele estudou em período integral no cursinho, e às noites e aos finais de semana planejava uma rotina de estudos.

- Para mim, os estudos eram fundamentais em três pilares. Primeiro assistir a aula teórica, seja no Fleming, pelo livro ou vídeo aula. A segunda parte era a resolução de exercícios que já caíram na prova, para me familiarizar. Terceiro era a revisão para saber o que preciso para a prova - conta o aluno.

Com a realização do Enem em anos anteriores, Lucas conseguiu se aperfeiçoar e se tornar um especialista na prova, como ele diz. Na área de Ciências Humanas e suas tecnologias, o calouro de Medicina gabaritou a prova:

- É importante manter a calma durante a prova. O fato de conhecer os conteúdos que poderiam cair me deu confiança.

INSTITUIÇÕES
O aluno também foi aprovado em universidades particulares, e também em outras públicas para o curso de Medicina, mas optou por permanecer em Santa Maria e estudar na UFSM por se identificar com a cidade e porque a universidade era sua primeira opção. A nota dele ficou entre as 100 melhores do país no exame.

Estante Gamer inaugura sede própria neste final de semana

De acordo com o coordenador do Fleming Medicina em Santa Maria, Isimar Hundertmarck, além do período integral, o curso também oferece aulas em turno único durante a manhã para aqueles alunos que preferem montar a própria metodologia de estudos à tarde e à noite.

- O importante não é como o aluno chega, mas sim o crescimento dele. Temos alunos com interesse em passar em universidades particulares, em universidades públicas federais a partir do vestibular e do Enem - explica o coordenador.

Ainda segundo Hundertmarck, ao longo do ano, os alunos realizam simulados semanais para que terem maior aproveitamento na prova, chamado de simulado periódico progressivo (SPP), que é o mecanismo que monitora o desenvolvimento do aluno.

Entre as principais notas, o Fleming teve alunos na segunda e quarta colocação para Medicina na UFSM.

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mais da metade das vagas do Sisu na UFSM não são preenchidas

Próximo

Inscrições para ingresso de refugiados e migrantes na UFSM encerram neste domingo

Educação